Além da Oncologia

Expandindo cuidado e confiança

Conheça os centros não oncológicos gerenciados com a mesma dedicação e qualidade.

A capacidade comprovada de gestão transparente e de qualidade do Hospital de Amor na área da saúde permitiu à diretoria da instituição assumir o gerenciamento de importantes centros não oncológicos, visando perpetuar essa excelência em outros serviços.

Atualmente, a Fundação Pio XII (Hospital de Amor) é responsável pelo gerenciamento do AME Clínico e Cirúrgico, da Santa Casa de Misericórdia de Barretos, do UPA, do Hospital Nossa Senhora e de algumas unidades básicas de saúde, sendo elas: UBS Dr. Wilson Hayek Saihg, UBS Dr. Bartolomeu Maragliano Venere, UBS Dr. José Parassu Carvalho, UBS Dr. Apolonio Moraes e Souza, UBS Nova Barretos, UBS Distrito de Ibitu e UBS Alberto Moreira. Além dos centros não oncológicos, localizados no município de Barretos (SP), a Fundação Pio XII também gerencia o Hospital Regional de Bebedouro.

Instituto Sociocultural

O Instituto Sociocultural do Hospital de Amor foi fundado em 2008. A lista de atividades da entidade é extensa e vai desde projetos e ações de humanização até o desenvolvimento de atividades relacionadas aos direitos humanos e à cultura, com o objetivo de melhorar os indicadores sociais e a qualidade de vida da população.

Integrando cultura e assistência em saúde, o Instituto Sociocultural traz para a sociedade de Barretos (SP) e região uma abordagem que pode ser pensada a partir de atividades lúdicas, por meio de vivências e linguagens que estimulam a humanização dos processos de prevenção, tratamento, ensino e pesquisa em oncologia, não apenas para os pacientes, mas também para seus familiares e comunidade na qual o Hospital de Amor está inserido.

Harena Inovação

Com programas de aceleração premiados e parcerias técnico-científicas de ponta, o Harena transforma desafios da saúde pública em soluções escaláveis, conectando startups de todo o Brasil a um dos maiores ecossistemas de inovação em saúde do país.

O Harena é o Centro de Inovação do Hospital de Amor e nasceu com o propósito de encontrar novas formas de levar tecnologia para a saúde pública do país. Por meio dos programas de aceleração de startups, o Harena seleciona e capacita negócios inovadores de várias regiões do Brasil e conecta suas soluções com os problemas e desafios da instituição. Os projetos de inovação são formados via acordo de cooperação técnico-científico que envolve profissionais da instituição, parceiros corporativos, instituições de ensino e pesquisa e outros centros de inovação.

Acelerando Healthtechs.
Impactando a Saúde.

O Harena conta, atualmente, com conexão ativa com 300 startups de 22 estados do país, tendo acelerado mais de 90 healthtechs e realizado mais de 20 projetos de inovação com cooperação técnica com outros atores do ecossistema de inovação.

Em 2022, a instituição foi premiada no Startup Awards 2022, a maior premiação nacional do ecossistema de inovação, como uma das três melhores “Corporates do Ano”, reiterando a qualidade dos programas de aceleração e relacionamento com startups.

Também em 2022, a instituição foi finalista no prêmio “Referências da Saúde”, que reconhece as práticas inovadoras do setor com o projeto de inteligência artificial aplicada ao recrutamento de pacientes para pesquisa clínica na categoria Tecnologia da Informação.

300

Startups

conectadas ao ecossistema

140

Healthtechs

aceleradas

35

Contratos

de cooperação técnico-científico com startups

+2000

Empreendedores

impactados pelos programas e eventos de inovação em saúde

Ircad América Latina

Em 1994, o médico francês Jacques Marescaux fundou a primeira unidade do IRCAD na University Hospital of Strasbourg, com o objetivo de integrar técnicas cirúrgicas e tecnologia avançada em um centro de treinamento e pesquisa.

A marca cresceu e, em 2008, abriu uma unidade em Taiwan. Em 2011, o IRCAD chegou ao Brasil, por meio da parceria entre Henrique Prata, presidente do Hospital de Amor, e Armando Melani, diretor científico do IRCAD.

Instalado em Barretos (SP), próximo a aeroportos, o IRCAD América Latina já treinou mais de 6,9 mil alunos até 2016, com 97% de aprovação. A unidade é fruto da colaboração com a Fundação Pio XII, que administra o maior centro de tratamento e prevenção do câncer na América Latina.

Reabilitação

Reabilitar a saúde física, mental, intelectual, auditiva e visual, promovendo qualidade de vida e autonomia, é a principal missão das unidades de Reabilitação do Hospital de Amor.

Em 2014, em Barretos (SP), nasceu o Projeto de Reabilitação Bella Vita I (BV-I), um marco importante que viabilizou recursos para ampliar e qualificar os serviços. Esse projeto impulsionou um crescimento expressivo, permitindo a chegada de profissionais altamente especializados a aquisição de equipamentos de ponta e a implantação da equoterapia — uma terapia inovadora que une cuidado e conexão com a natureza.

Com essa nova estrutura, o atendimento ganhou ainda mais qualidade, passando a oferecer uma abordagem mais ampla, humana e centrada nas necessidades de cada paciente.

Reconhecido nacionalmente e internacionalmente por sua excelência no tratamento oncológico e na prevenção do câncer, o Hospital de Amor também se tornou referência em reabilitação:

– 2014 Projeto de Reabilitação Bella Vita I (BV-I), em Barretos (SP).
– 2019, foi inaugurado o Centro Especializado em Reabilitação, em Araguaína (TO).
– 2023, foi inaugurado o Diretório de Reabilitação Moderna (DREAM), do Hospital de Amor Amazônia, em Porto Velho (RO).

Com uma proposta de atendimento integrado, todas as unidades de reabilitação contam com Oficinas Ortopédicas próprias, onde são produzidas órteses e próteses sob medida, garantindo praticidade e agilidade para os pacientes — tudo em um só lugar.

Tecnologia de ponta e terapias modernas fazem parte da rotina de reabilitação, mas o verdadeiro diferencial das unidades do HA está nas pessoas: equipes multidisciplinares altamente capacitadas, comprometidas com a excelência e com o acolhimento, que se dedicam diariamente à recuperação e ao recomeço de cada paciente.

Equipe integrada no cuidado do paciente

As unidades de Reabilitação do Hospital de Amor contam com uma equipe médica exclusiva com fisiatras, clínico geral, pediatra, neuropediatra, neurologista, psiquiatra, otorrinolaringologista, oftalmologista e medicina integrativa, além disso, conta com atendimento multidisciplinar com fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, profissionais da educação física, psicopedagogos, psicólogos e enfermeiros.

116.195

Atendimentos

Números de atendimento em 2024 nas três unidades

3.861

Órteses e Próteses

Confecção e dispensação de dispositivos ortopédicos